h1

Quem somos

A ideia da Fraternidade das Rosas surgiu há pouco mais de três anos, em que inicialmente desejávamos fundar um grupo no qual as mulheres pudessem se auxiliar mutuamente, além de estudarem juntas a Doutrina Espírita, buscando sempre temas que as preparassem e fortalecessem para os desafios do dia a dia, que não são poucos.

Pelas circunstâncias, não foi possível colocar essa ideia em prática, no formato que inicialmente imaginamos.

É com alegria que hoje, através da Internet, temos a possibilidade de compartilhar essa ideia com inúmeras irmãs espirituais.

O objetivo é, além de estudarmos a Doutrina Espírita através deste blog, dos sites e livros indicados, que busquemos uma vivência ativa no Evangelho onde quer que nos encontremos, visando colaborar na construção de um mundo melhor. Lembrando que temos o nosso livre-arbítrio, que é um atributo neutro do Espírito. Podemos usá-lo para o bem ou para o mal. A nossa semeadura é livre, mas a colheita, como os Espíritos nobres nos ensinam, é obrigatória. Dessa forma, esclarecemos que não temos aqui a pretensão de dizer como cada irmã deve pensar ou agir. Este blog é apenas mais um meio de incentivo à nossa melhoria espiritual.

Apesar dos espinhos, que possamos desabrochar para o Amor e para a Excelsa Luz como a rosa.

Não tenhamos receio da poda que nos faz crescer.

Não nos referimos aqui à poda imposta pelo terrível jugo que sofremos ao longo dos séculos…

Falamos da não cooperação com o mal, nos referimos à vigilância e conhecimento necessários para que não caiamos nos equívocos do passado e nem nas urdiduras que a cultura atual quer nos impor a todo custo, como se fossem naturais.

A essência da mulher não pode ser perdida.

Talvez na ânsia pela equiparação com o pólo masculino, estejamos perdendo a nossa feminilidade.

Precisamos compreender que somos iguais aos homens sim, mas que nossos papéis não são os mesmos.

Estudando a Doutrina Espírita encontramos diversas observações que muito contribuem nesse entendimento, no papel de nós mesmas.

Esse o objetivo maior da Fraternidade das Rosas.

Compreendendo o nosso lugar no mundo, que não é menor ou pior do que o do homem, apenas é diferente, teremos condições mais amplas para nos auxiliarmos mutuamente, cada qual no seu trabalho, na sua casa, na sua rua, em qualquer local que se encontre.

O nome foi inspirado naquela que é uma irmã muito querida para todas nós, pelos exemplos cristãos que nos deixou e pelo belo  trabalho que faz até os dias atuais… Dedicamos esse singelo blog a Isabel de Aragão, a excelente Veneranda, descrita pelo espírito André Luiz, no livro Nosso Lar, psicografado por Chico Xavier.